O dispositivo amoroso é um conjunto de crenças e valores que influenciam a forma como as pessoas se relacionam afetivamente. Ele é construído ao longo da vida por meio das experiências afetivas e culturais e pode influenciar positiva ou negativamente a qualidade dos relacionamentos amorosos. Nós, mulheres, aprendemos que uma maneira fundamental para termos uma "boa autoestima" é sermos amadas.
Assim, muitas vezes, nós buscamos nos envolver em relacionamentos que não nos agradam ou que não nos completam para buscarmos um amor, um homem que nos valide.
Para buscar relacionamentos afetivos saudáveis, é importante identificar quais são as crenças e valores que são fundamentais para você e avaliar se eles estão de acordo com o que você realmente deseja para a sua vida afetiva.
Algumas crenças limitantes que podem estar presentes no dispositivo amoroso incluem a ideia de que "o amor é sofrimento", "as relações amorosas são difíceis e complicadas" ou "eu não sou digno de amor". Essas crenças podem levar a escolhas equivocadas na hora de estabelecer relacionamentos, como se envolver com pessoas que não são saudáveis ou se manter em relacionamentos abusivos.
Ao identificar e trabalhar as crenças limitantes presentes no dispositivo amoroso, é possível buscar relacionamentos afetivos mais saudáveis e gratificantes, baseados em valores como respeito, confiança, diálogo e companheirismo. Além disto, ao ter conhecimento do dispositivo amoroso, possibilita que você entenda os reais motivos que te colocam em um relacionamento e aprende a lidar com ele de maneira mais efetiva e de forma que te preencha.
Entender esses conceitos é um dos objetivos da psicoterapia com olhar de gênero. Entre em contato conosco para saber mais e para melhorar sua relação consigo mesma e de seus relacionamentos afetivos.